As suas fotografias estão a ganhar destaque nas redes sociais, o seu número de seguidores está a aumentar e começa a fervilhar a ideia de realizar uma exposição. Quais são os passos a tomar?
– Seleção das fotografias e conceito
Este é talvez o trabalho mais complicado e requer alguma paciência. Prepare uma bebida, fique confortável e aprecie o seu trabalho. Geralmente, a exposição deve ser entendida como uma narrativa e tanto as imagens como a sequência em que elas aparecem produzem significado e podem informar diferentes ideias. Assim, ter em mente quantas e que tipo de imagens deseja expor, é um primeiro passo muito importante!
– Tratamento digital das imagens
Os softwares de edição fotográfica são essenciais para equilibrar os tons das imagens, produzindo um resultado mais agradável no conjunto das imagens expostas. Alguns são muito populares, como por exemplo, o Lightroom, que com simples ferramentas permitem controlar os parâmetros das fotografias..
Existem também opções gratuitas e até apps perfeitas para utilizar no seu telemóvel, caso não tenha acesso a um computador.
– A escolha do material de impressão
Os papeis fotográficos usados para a impressão, podem ser classificados em dois tipos básicos: Impressão Fotográfica Convencional (onde se incluem os papeis fotográficos brilhantes, lustrosos e mate) e a Impressão Fotográfica Fine Art (em geral papeis 100% algodão matte, com ou sem textura). Este passo é muito importante, porque vai influenciar bastante o custo da produção da exposição, mas também o valor da potencial venda das peças.
Em ambos os tipos de papeis são oferecidas variadas opções de montagem (como a moldura fine art, o PVC, o Ultraboard ou a moldura premium). Todos estes produtos têm características diferentes, valores díspares e é importante investir um pouco de tempo a analisar a diferença entre eles, e como se moldam ao orçamento que tem para a produção da exposição.
– A produção:
– A inauguração:
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